Mangá - A arte por trás do jogo

2 de maio de 2011

Como podem ver, o novo tema do blog bastardos é todo trabalhado em um estilo específico de mangá.
Mas, será que você sabe qual é ? O meu amigo jester não :/

Primeiramente, mangá é uma forma de desenho criada no japão, inicialmente fora usada para ilustrar a literatura local.
Com o tempo, o mangá ganhou estilo próprio, passou para livros em forma de quadrinhos, estes que são lidos de trás pra frente.
O mangá se popularizou no período pós segunda guerra. Quando temas ocidentais começaram a ser tratados nos quadrinhos, ganhando assim leitores de outras partes do mundo.
Ao fim do século XX, surgiram novas mídias ultilizadoras da arte japonesa, como jogos e animes.


Forma de ler um mangá:

Ficheiro:Manga - prawidlowy sposob czytania.png

Vejamos os estilos de mangá:

Shonen

Tipo de mangá para os garotos. A arte é bem detalhada e com traços fortes , abordam temas que envolvam aventura, ação, comédias romanticas, os enrredos são baseados no grupo e na força da amizade, brigas e esportes são incluidos. Outra característica é que os heróis Shonen Costumam passar por algum problema psicológico. E além de ter de lutar contra isso ainda brigam para derrotar as forças do mal com a ajuda dos amigos. No Japão histórias Shonen são publicadas semanalmente em enormes revistas. Exemplos: One piece, Love Hina, Naruto, Video Girl Ai, etc.


No Grand Chase, é o estilo tradicional. 
Veja um exemplo:


Kodomo

As crianças são grandes consumidoras de mangá não só Japão mas como em todo mundo. Conhecidos como Kodomo mangá , os quadrinhos infantis têm como característica uma arte não muito rebuscada e histórias engraçadinhas e animadas, com histórias que envolvem desde amigos bichos, fantasmas, e até temas futuristicos para prender a atenção dos pimpolhos. Além disso, todas as aventuras vem recheadas com lições e ensinamentos. Os maiores sucessos dos kodomo mangá são Doraemon, Pokemon, Astro boy, etc.


Não é usado no jogo, mas podemos dar como exemplo as tirinhas, que são feitas com arte pouco rebuscada:





Hentai


é um gênero de gibi ou desenho animado japonês que especificamente mostra cenas explicitas ou não de sexo. No Japão é muito comum esse tipo de mangá e existem diversos títulos de hentai anime, e que geralmente passam na TV no horário da madrugada, o mangá hentai também suas próprias divisões destinado para certas idades e para certas tendências e gostos sexuais. 


Fãs de Grand Chase já fizeram fanarts hentai sobre o jogo. 
Veja um exemplo leve:



Chibi


Este é o tema do blog, CHIBI, muito usado pela própria kog e fãs do jogo.
é um termo japonês utilizado no contexto de anime ou mangá para descrever um traço de desenho de personagem bastante estilizado, com cabeças no mesmo tamanho dos corpos, geralmente para obter um efeito cômico ou mais sentimental. Um traço marcante dos chibi é que quase sempre não é desenhado o nariz, o traço da boca nem sempre é finalizado e os traços em geral são bem simplificados. Outras vezes, em vez de um corpo humano, o desenhista coloca a cabeça do personagem em um corpo de gato, cachorro ou algum outro bicho.


Veja um exemplo





Kawaii


  Primeiramente, nem estilo de desenho é. Apesar de ser o mais famoso dos termos relacionados aos estilos de mangá, kawaii é o "adorável" , "a fofura" e "bonitinho" na cultura japonesa. Existe toda uma moda kawaii (bem colorida), um estilo kawaii de ser (mais inocente) e esses personagens kawaii, coloridos, simpáticos e criados com o intuito de tornar tudo o mais fofo, colorido e infantilizado possível.
  O Kawaii é como uma válvula de escape da sociedade japonesa, que é muito tradicional e séria. Essa fuga viria principalmente dos jovens, que refletem isso na sua maneira de vestir, produzir e consumir conteúdo. Mesmo que a "kawaiização" torne as coisas um pouco infantis, esse forte contraste é o verdadeiro espírito da coisa.
  Em resumo, kawaii é somente um adjetivo, um termo japonês, que pode ser usado para qualquer coisa, sendo ela relacionada ao mangá, ou não.
Veja um exemplo bem kawaii de fan art grand chase:


Como busquei em muitos sites, não vou citar fontes.



2 comentários:

Joao Davi disse...

Muito bom kara sensacional gostei pakas ^^ soh q vc podia sitar o shoujo e outros generos de manga ^^ obg ^^

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkk

Postar um comentário